quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Simbologia dos Animais - Cordeiro





Cordeiro: O símbolo animal mais comum na arte Cristã, o cordeiro como animal sacrificial sagrado tem as suas origens na antiguidade e aparece frequentemente no Antigo Testamento. Como indicado por Moisés através da palavra de Deus, o cordeiro é o sacrifício judaico comido na Páscoa Judaica, antes dos judeus fugirem do Egipto. O sangue do cordeiro manchado nas portas dos israelitas, protegeu o primogénito das famílias do anjo da morte. Este é o fundamento mais antigo para o cordeiro como símbolo cristão (Exod. 12).
O cordeiro foi tido como o símbolo ideal para os primeiros cristãos representarem Cristo e o Seu sacrifício para salvar a humanidade. O cordeiro deitado representa o corpo ferido; sentado é a representação da Igreja triunfante. Um cordeiro a segurar uma cruz com sangue a escorrer do seu lado para um cálice é o Agnus Dei - o Cordeiro de Deus. Simboliza Cristo Crucificado e a Eucaristia. Um cordeiro que segura um bastão com um estandarte, decorado com uma cruz, representa a Ressurreição e Cristo como Redentor (Jonh 1:29). Um cordeiro sentado num livro fechado com sete selos é o Cordeiro do Apocalipse (Rev. 5:12).
Um cordeiro numa montanha da qual correm quatro rios é outra referência ao Apocalipse ( Rev. 14:1). O cordeiro na montanha é Cristo, a montanha é a sua Igreja, os rios os quatro Evangelhos ou os Rios do Paraíso. Um friso de dozes cordeiros pode representar os Doze Apóstolos.; um grande grupo de cordeiros representa os Cristãos. O cordeiro como símbolo para Cristo normalmente usa um halo cruciforme em representação do seu carácter divino. Pode aparecer isolado ou então incluído numa coroa triunfal.
Quando o cordeiro é representado com a figura humana de Cristo como o Bom Pastor, o cordeiro representa o pecador que é resgatado por Cristo. (Lucas 15:4).
Também é o atributo de João Baptista e é referente ao reconhecimento por parte de João como sem Cristo o Salvador quando O baptiza no Jordão. É também referência do papel de João como mensageiro de Jesus Cristo e o propagador do Evangelho. Também aparece com João Baptista ainda criança nas representações da Sagrada Família.
Em geral o cordeiro, pela sua natureza, representa a pureza, a inocência, a docilidade, bem como a vítima sacrificial e pode ser usado para representar virtudes como a temperança, a prudência e a caridade.


(Detalhe do Agnus Dei na composição da "Crucificação" de Matthias Grünewald)

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Lovingly designed by Tasnim