quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Símbolos Paleocristãos - Peixe



O peixe: Um dos mais antigos símbolos do cristianismo, é um acróstico: se pegarmos na palavra latina para peixe - icthus - e a dissermos no alfabeto grego, cada letra representa uma palavra.
Ichtus em alfabeto grego diz-se: Iota Chi Theta Upsilon Sigma, que é um acróstico para "Jesus Cristo, de Deus, filho, Salvador". 
"Um acróstico é um arranjo de palavras na qual a primeira letra de cada linha combina com outras para formar uma palavra, palavras ou o alfabeto."

Explicação: Iesus - Jesus, CHristos - Cristo, THeou - de Deus, Uiou - filho, Soter - Salvador.

O Ichthus é um dos mais antigos, se não o mais antigo mesmo, símbolos do credo Cristão. Faz todo o sentido que este seja um símbolo adoptado pelos primeiros cristãos, pois desempenha um papel importante nos evangelhos canónicos:
* Marcos 1:17 - "Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens."
* Mateus 12:40 - "do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noite no ventre do peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noite no seio da terra."
* Mateus 14:17- "Mas, disseram eles, nós não temos aqui mais que cinco pães e dois peixes."
* Lucas 5:6- "Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia."
* Lucas 24:42 - "Então ofereceram-lhe um pedaço de peixe assado."
* João 21:6 - "Disse-lhes ele: Lançai a rede para o lado direito da barca e achareis. Lançaram-na, e já não podiam arrastá-la por causa da grande quantidade de peixes."
* 1 Coríntios 15:39 - "Nem todas as carnes são iguais: uma é a dos homens e a outra a dos animais; a das aves difere da dos peixes."

Os apóstolos foram diversas vezes referidos como "pescadores de homens" Seguidores do Cristianismo eram chamados de Pisciculi, cuja raiz desta palavra latina é peixe. Os símbolos do peixe sacramental, com o vinho e o cesto do pão representa a Eucaristia e a Última Ceia na arte cristã. 
O símbolo era simples de desenhar e era usado regularmente entre cristãos como uma espécie de palavra-passe durante os tempos de perseguição do Império Romano. Se dois estranhos se encontrassem e não estavam seguros se o outro eram cristão, desenhava no chão um arco ")"; se o outro fosse cristão então completaria o símbolo desenhando um arco ao contrário "()", formando assim o corpo do peixe.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Lovingly designed by Tasnim