segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Rei dos Reis

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O casamento místico entre Cristo e a Igreja era ja prenunciado no Salmo 45: "À tua direita está a Rainha ornada com ouro de Ophir". A mãe de Cristo representa a Igreja/rainha e Cristo é o noivo, rei e sacerdote. A imagem da Mãe de Deus é pressagiada no Antigo Testamento pela Rainha de Sabá que, desenhada pela sabedoria de Salomão, desenhou conhecê-lo. O ouro de Salomão veio de Ophir. Cristo usa as vestes do ofício real e apiscopal e a sua imagem está relacionada, através da referência a Salomão, com outra variante iconográfica: o ícone da Sofia, a Sabedoria de Deus entronizado entre a Virgem e João Baptista. Icones individuais são também dedicados à imagem de Cristo como Sumo Sacerdote e repercutem as palavras do Salmo 110: "Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque." 
Cristo tem as características típicas de um czar russo. Sobre o seu sakkos episcopal vermelho, adornado com pequenas cruzes brancas, usa uma estola (omophorion) adornado com grandes cruzes negras que cai sobre o seu ombro direito até à orla das suas vestes episcopais. Vestida com trajes reais e adornada com pérolas e ouro bordado como uma imperatriz bizantina, Maria usa também uma coroa preciosa e segura um ceptro na sua mão, relembrando a cena a visita da rainha de Sabá a Salomão. Se Cristo é o o noivo, João Baptista é o amigo do noivo que se regozija por ele. No pergaminho que o profeta segura na sua mão lê-se: "O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo."

Mestre sérvio "À tua direita está a Rainha", ca. 1380, Moscovo, Kremlin, Catedral da Dormição

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Anunciação

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O mistério da Anunciação tem sido representado de forma abundante ao longo dos tempos pois identifica um momento decisivo da história da salvação: a vinda de Deus em Jesus ao mundo na sua missão salvífica. À direita vemos a delicada figura da Virgem ajoelhada sobre um oratório meditando na Sagrada Escritura - mais precisamente na passagem sobre a profecia de Isaías: "Pois por isso o mesmo Senhor vos dará este sinal: uma Virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emmanuel." A insólita visita do Anjo, que aponta para a pomba do Espírito Santo, faz Maria voltar-se ligeiramente para o Mensageiro, inclinando ligeira e suavemente a cabeça e colocando a mão sobre o peito mostrando assim o seu assentimento em colaborar com Deus na sua missão. O Anjo, de asas bem abertas e longas tranças, encontra-se vestido com túnica branca e capa ricamente decorada em cujo adorno corporal podemos ver a figuração do Agnus Dei. Com o braço direito aponta-nos o Espírito Santo enquanto o esquerdo segura e evidencia um pergaminho com a inscrição latina "Ave Gratia Plena Dominus tecum – Salvé Cheia de Graça o Senhor está contigo. Em relação aos três selos que pendem do pergaminho apenas um é possível identificar com a figura da Santíssima Trindade no programa iconográfico do Trono da Graça. O ambiente de todo este acontecimento é doméstico e repleto de pequenos detalhes carregados de simbolismo. No primeiro plano vemos o novelo com a agulha espetada figurando os afazeres de Maria mas também a tradição apócrifa que nos diz que Maria estaria bordando a púrpura para o véu do templo quando recebeu a celestial visita. Entre o Anjo e Maria vemos um pequeno fogareiro que arde vagarosamente, evocando a lamparina do sacrário onde está Cristo e identificando Maria como o primeiro tabernáculo da Terra. Também o vaso com as habituais e virginais açucenas sempre um pé com três flores aludindo a virgindade de Maria antes, durante e após o parto. Na parede ao fundo vemos um medalhão onde se encontra representado o busto de Eva que segura contra o seu peito uma maça, do pecado, apontando para a Virgem como que dizendo que ela é a nova Eva, a que irá redimir o pecado por meio do seu “sim”.


Anunciação, Vasco Fernandes, século VXI (1506-1511), Museu de Lamego, Portugal

 
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