quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Iria, a santa "portuguesa" que deu o nome a Santarém


Hoje é dia, hoje é dia...hoje é dia de Santa Iria! E como santa "portuguesa" quero muito trazer a publicaçao sobre a mesma. (20 de Outubro).
Os santos mártires e altamente lendários são, sem sombra de dúvida os mais fascinantes. Iria não perde em nada os detalhes surreais da sua lenda.
Difícil de comprovar dada a antiguidade do relato, é contado que Iria (ou a variação Irene) nasceu e viveu no século século VII, cerca de ca. 635 - 653, durante a ocupaçao visigótica,na região de Nabância que corresponde actualmente à cidade do Tomar. Filha de pais abastados e influentes, estes terão desejado desde cedo que esta abraçasse vida religiosa dando-lhe para isso uma boa educação e fazendo-a ingressar num mosteiro de beneditinas regido pelo abade Sélio(ou Célio) seu tio materno. Como era muito bela (eu ja não li isto algures?) despertou o amor de um jovem de nome Britaldo. A santa recusou todas as suas propostas explicando-lhe que era uma virgem consagrada a Cristo e por isso o seu casamento nao era possível. Ao contrário do esperado, Britaldo caiu doente e Iria, movida por piedade cristã visitou-o e tentou consolá-lo. Este fez a jovem monja prometer que nunca amaria nenhum homem nem casaria, o que ela de imediato assentiu. Também Frei Remígio, ocupado da orientaçao espiritual da jovem se encantou da sua beleza e se apaixonou e, tal como ele, foi recusado. Cego de e raiva, fez com que Iria bebesse uma tisana, preparada com ervas que deveriam fazer o seu ventre aumentar dando assim a entender os sinais da gravidez. Como já ninguem acreditava na sua virtude foi expulsa do convento e refugiou-se junto ao rio Nabão. Britaldo, ao tomar conhecimento e porque acreditava que a santa havia quebrado a promessa mandou assassiná-la apunhalada no peito e lançada às águas. O seu corpo viajou e parou nas águas do Tejo onde permaneceu até ser descoberto por beneditos perto de Scalabis(actual Santarém). O seu culto foi difundido e até a cidade mudou o seu nome de Scalabis para Santa Iria(Irene) hoje Santarém.
Os seus atributos são escassos tem apenas o hábito beneditino e a palma do martírio e é celebrada a 20 de Outubro.
Esta lenda alicerçou-se sobretudo da tradução oral popular e também do maravilha obra literária de Almeida Garret "Viagens na minha Terra". Não existe qualquer fonte de autor antigo sobre a lenda.

"- Dizei-me pastores que guardais o gado,
Que ermida é aquela que além branquejava.
-É de Santa Iria bem-aventurada,
Que ao pé dum penedo morreu degolada.
- Oh minha Santa Iria, meu amor primeiro,
Perdoa-me a morte, serei teu romeiro!"
(Lenda de Santa Iria Cancioneiro Popular)


Santa Iria, Igreja de Santa Marial do Olival, Tomar, Portugal. Foto da autoria da administradora

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Lovingly designed by Tasnim